19 de setembro de 2024

Uma tonelada de drogas foi incinerada nesta segunda-feira, 26 de junho, em Corumbá. A destruição dos entorpecentes aconteceu no forno da usina Granha Ligas, instalada no bairro Industrial, a uma temperatura média de 750 graus Celsius, conforme apurou o Diário Corumbaense. 

Foram 600 kg de cocaína e 400 kg de folha de coca (o Brasil não permite a entrada dessas folhas, pois é uma das matérias-primas utilizadas na fabricação da cocaína). Toda a droga foi apreendida na região de Corumbá, município que faz fronteira com a Bolívia.

A incineração faz parte da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, instituída pela Lei nº 11.343/2006. Em alusão à data, a Polícia Federal realiza diversas ações em todo o Mato Grosso do Sul sobre conscientização e prevenção ao abuso e ao tráfico de drogas.

As incinerações são sempre precedidas de autorização judicial, acompanhadas por agentes da vigilância sanitária e do Ministério Público estadual e fortemente escoltadas por policiais federais.

Dia 26 de junho

Em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, a Polícia Federal, conforme prescreve a Constituição Federal, tem por atribuição expressa a responsabilidade de prevenir e reprimir o tráfico ilícito de drogas, cabendo ao órgão, portanto, assumir a proeminência no enfrentamento ao problema que se encontra na causa de diversas fístulas em nossa sociedade, com sérios impactos na segurança pública.

Crédito: Diário Corumbaense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *