19 de setembro de 2024


Equipe do Corpo de Bombeiros Militar se deslocou às 08h, desta quinta-feira, 20 de julho, até a sede de uma delegacia de Polícia Boliviana, em Puerto Quijarro, município que faz fronteira com Corumbá, para combater fogo no prédio do Distrito Policial. A guarnição cruzou a linha internacional, após pedido do Consul boliviano na cidade.
O Diário Corumbaense apurou que a delegacia é da Felcn (Força Especial de Luta contra o Narcotráfico) da Polícia Boliviana, que fica localizada em uma área afastada da região central de Puerto Quijarro. A princípio, as chamas consumiram uma das oficinas da delegacia.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, por estar localizada em outro território, não se trata de uma área de competência dos Bombeiros de Mato Grosso do Sul, porém como na cidade boliviana não há Corpo de Bombeiros, em situações de apoio e solicitação da autoridade estrangeira, se referindo ao Cônsul da Bolívia em Corumbá, e com autorização do Comando Geral do Estado, houve a atuação da equipe naquela localidade.
O 3° Grupamento dos Bombeiros Militar, em Corumbá, tem três caminhões de combate a incêndio e uma equipe reserva, que fica de prontidão para não desguarnecer Corumbá, Ladário e região.

A primeira informação foi de que o incêndio teria sido provocado por populares. Mas o cônsul da Bolívia informou a este Diário, que um curto circuito pode ter iniciado o fogo.

“Provável causa do incêndio é um curto circuito no sistema elétrico da delegacia. Alguns armamentos, material administrativo foram queimados, mas as chamas não atingiram os veículos que estavam ali, cerca de 50 automóveis, por causa da intervenção dos bombeiros de Corumbá”, disse o cônsul Simons William Duran Blacutt.O combate

O 3º Grupamento de Bombeiros informou que o incêndio atingiu janelas, portas, beliches com colchões, aparelho de ar-condicionado, forro e causou a queda da estrutura do telhado. Em um dos alojamentos havia um armário com munições e armamento. Foi localizado o cano de uma arma longa, provavelmente fuzil, destruído pelo fogo.

Os bombeiros utilizaram 7 mil litros de água para conter o incêndio. A guarnição contou com apoio de um caminhão pipa de empresa boliviana com 15 mil litros de água, uma caminhonete da empresa de energia elétrica da Bolívia, com tanque de 300 litros de água e também de brigadistas florestais de Quijarro.

Viatura do 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá também acompanhou os bombeiros na ocorrência.

Crédito: Diário Corumbaense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *