19 de setembro de 2024

Nesta quarta-feira (26), por volta de 01h da madrugada, equipes de Resgate do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atender uma saída de pista na BR 262, no trecho do Anel Viário, próximo a Escola Municipal Almirante Tamandaré.

Ao chegar no local indicado, os bombeiros militares tiveram a triste surpresa de que tudo não passava de um trote. Não havia acidente, nem vítimas para serem atendidas, os esforços das eqiuipes foram desperdiçados em um chamado falso, considerado crime pela Lei n.º 5.571, sancionada e setembro de 2020 pelo então governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com a legislação estadual, que instituiu o Programa Permanente de Combate aos Trotes Telefônicos aplicados contra os serviços de atendimento às chamadas de emergência da segurança pública, quem liga nos números de emergência 190 ou 193 para passar trote, é investigado, processado e multado.

Os responsáveis pelas ligações podem ser enquadrados em crimes previstos nos artigos 265, 266 e 340 do Código Penal Brasileiro, por perturbar serviço radiotelegráfico ou telefônico, falsa comunicação de crime e atentar contra serviço de utilidade pública, que prevê penas de até 5 anos e multa.

A multa é de 12 UFERMS, equivalente a quase R$ 400, para os proprietários das linhas telefônicas de onde originarem as chamadas, podendo o valor ser acrescido de 50% em casos de reincidência.

Detalhes do plantão

Nas últimas 24 horas de plantão, o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros atendeu oito ocorrências, sete na região de Corumbá e uma em Ladário. Entre os atendimentos estão três incêndios florestais, um apoio aéreo, uma queda acidemtal, uma emergência psiquiátrica, uma captura animal e um acidente de trânsito.

Às 14h de ontem (26), uma mulher foi socorrida no assentamento São Gabriel, após sofrer queda acidental no banheiro de casa. A vítima foi trnsportado para o Pronto Socorro com suspeita de fratura no braço direito.

Às 16h de ontem (26), a aeronave dos bombeiros realizou o transporte de uma pessoa com histório cardíaco até a fazenda Natal, na região da Nhecolândia, no Pantanal de Corumbá.

Os três incêndios florestais combatidos pelas equipes nesta quarta-feira (26) ocorreram nos bairros Centro América e Popular Velha, em Corumbá, e no Santo Antônio, em Ladário.

Às 19h50, homem em surto psiquiátrico subiu no telhado e ameaçaca se jogar. O caso aconteceu no bairro Popular Nova e a vítima foi socorrida pela equipe de Resgate.

Às 20h50, uma cobra ou serpente foi capturada dentro de casa na rua Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Santo Antônio, em Ladário.

Crédito: Capital do Pantanal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *