19 de setembro de 2024

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram nesta segunda-feira, 14 de agosto, a campanha da vacinação antirrábica. A ação percorrerá casa a casa os quatro cantos de Corumbá, com expectativa de vacinar cerca de 20 mil animais, conforme meta preconizada pelo Município.

A campanha teve início em bairros próximos à fronteira de Corumbá com a Bolívia. Os bairros Dom Bosco e Generoso, foram os primeiros a receberem os agentes. De porta em porta, eles iam aplicando as doses em cães e gatos.

Durante a campanha serão vacinados animais com idade igual ou superior a quatro meses, saudáveis e cadelas não prenhas.

“Essa logística foi definida com base na nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde, para priorizar bairros periféricos, formando um cinturão imunológico. Então, em Corumbá, o nosso cinturão começa pela área de fronteira”, explicou ao Diário Corumbaense, Walkiria Arruda da Silva, responsável pela Vigilância em Saúde Ambiental.

A vacinação nos imóveis

A vacinação será realizada somente em animais que estejam nos imóveis e com a presença de pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

É responsabilidade do tutor informar se o animal está fazendo algum tratamento, se tem doença neurológica como epilepsia e se a cadela está prenha.

Os moradores que não estiverem nas residências no horário que a equipe passar, deverão levar os animais ao CCZ, para que sejam imunizados.

O CCZ está aberto de segunda a sexta das 07h às 11 horas e das 13h às 17 horas. Sábados domingos e feriados, das 07h às 17 horas. Está localizado na rua Bernardino Alves do Couto, região do Guanã, parte alta da cidade

Em casos de reação à vacina, o tutor deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo número (67) 3907-5579. É muito importante o apoio por parte dos moradores na contenção dos animais.

Durante a campanha, a equipe do CCZ realizará censo canino e felino.

A doença

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras, que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Credito: Diario Corumbaense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *