19 de setembro de 2024

A falta de ambulância para transportar pacientes de Corumbá para Campo Grande, levou a secretária municipal de Saúde, Beatriz Assad, a dar explicações na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira (11).

Na sexta-feira (08) e no sábado (09), uma paciente grávida e um homem infartado, precisaram de transferência urgente para a Capital, mas só foram removidos depois que ambulância de Miranda foi cedida pela Saúde daquele município.

De acordo com a secretária, Corumbá em 2023, já realizou um total de 194 transportes de pacientes para atendimento na área da saúde em Campo Grande. Foram 92 por meio de ambulâncias avançadas (com UTI); 67 em ambulâncias convencionais; 30 em veículos de pequeno porte, e 05 em UTI Aérea.

Beatriz Assad disse ter ocorrido um crescimento em relação a 2022, que em 12 meses foram 197 transportes de pacientes para a Capital, três a mais que agora, em 2023, de janeiro ao início de setembro.

Ela salientou que o Município, hoje, possui quatro ambulâncias SAMU: uma está parada, devido a problemas mecânicos, e outras três em funcionamento, sendo duas básicas e uma UTI Móvel. Já para atendimentos fora de domicílio, são dois veículos, um básico e um avançado (UTI).

Afirmou que o Município não tem medido esforços para colocar todas as ambulâncias em perfeito estado para atender a população. Explicou que, na semana passada, dia 07, a ambulância avançada apresentou problema mecânico e o feriado dificultou compra de peças para reposição, e que, no dia 08, sexta-feira, uma paciente do hospital teve que ser encaminhada para atendimento em Campo Grande.

“Felizmente existe um trabalho em parceria entre as secretarias municipais de saúde e fomos atendidos pela Prefeitura de Miranda que, por meio de sua secretaria de saúde, nos auxiliou na remoção da paciente para Campo Grande. No entanto, no sábado, ocorreu mais um caso de paciente que precisava ser transportado para Campo Grande e, mais uma vez, Miranda atendeu nosso pedido, tudo graças a uma parceria estabelecida entre os municípios”, explicou.

Novos veículos

Beatriz Assad ressaltou que a secretaria trabalha em um processo para locação emergencial de ambulâncias para atender as necessidades urgentes; que esse processo ocorre na quarta-feira, 13; e que enquanto isso, dá seguimento a processos licitatórios para aquisição de novos veículos, um inclusive com emendas parlamentares de vereadores.

O vereador Allex Dellas, momentos antes, já havia apresentado requerimento pedindo informações sobre o processo para locação de veículos. Citou as dificuldades enfrentadas pelo Poder Público na questão relacionada a processos licitatórios e que os vereadores estão acompanhando tudo de perto.

Outros vereadores também se pronunciaram, apoiando as ações da Secretaria de Saúde, que tem procurado saídas emergenciais para resolver problemas que surgem diariamente. Foram os casos de Alexandre Vasconcellos, Elinho Junior, Manoel Rodrigues e Roberto Façanha. Nelsinho Dib também se colocou à disposição, mas que é preciso, além da aquisição de novas ambulâncias, colocar em perfeitas condições de uso as já existentes no Município.

Em relação à emenda coletiva para aquisição de uma UTI Móvel, a vereadora Raquel Brik ressaltou que fez a opção, juntamente com o vereador Chicão Vianna, de destinar emendas para ajudar o hospital a equipar uma UTI Neonatal semi-intensiva para Corumbá.

Credito: Diario Corumbaense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *