19 de setembro de 2024

O Corpo de Bombeiros ainda trabalha nos atendimentos dos chamados gerados pela tempestade que atingiu a região na terça-feira , 12 de setembro. Foram registrados destelhamentos em várias casas e lojas comerciais em Corumbá e Ladrário e também houve queda de energia elétrica em pelo menos 26 bairros da cidade e alguns barcos sofreram danos no porto da cidade .

Na Escola Municipal Cássio Leite de Barros, a cobertura do ginásio cedeu atingindo estudantes que estavam abaixo da estrutura. Os Bombeiros atenderam três crianças no local, eles apresentavam escoriações e foram direcionadas às ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendiménto Móvel Urgente), que chegaram logo em seguida.

Diversas ocorrências foram geradas, sendo predominante as quedas de árvores causando obstrução de vias e calçadas, bem como em cima de residências, carros e comércios. Todo o efetivo de serviço na unidade – administrativo e operacional – foi mobilizado, subdividindo-se em três equipes que se empenharam permanentemente até cessados os sinistros mais graves e urgentes.

Os trabalhos continuaram no início da manhã seguinte, quarta-feira (13), com quatro equipes, inclusive contando com o apoio das guarnições da temporada de incêndio florestal.

Do temporal até o final da tarde de ontem (13), ocorreram 45 acionamentos via 193, sendo realizados 31atendimentos, entre cortes de árvores e vistorias.

Além da Corporação, a Defesa Civil Municipal e Estadual, as Prefeituras de Corumbá e Ladário, o Prevfogo/Ibama e a Energisa também participam dos esforços de restabelecimento da normalidade social nos diversos pontos críticos dos municípios de Corumbá e Ladário.

Pelo menos 17 apartamentos do Jatobazinho, conjunto habitacional com 25 blocos e que foi o mais atingido pelo temporal, sofreram algum dano material, como destelhamento. A Defesa Civil está fazendo o levantamento dos prejuízos para posterior auxílio na reconstrução.

O 3º Grupamento de Bombeiros Militar atendeu durante o dia de ontem (13), 19 ocorrências, entre elas corte de árvores e vistoria em árvores. Faltaram cinco árvores que precisarão de corte, mas estão apresentando alguns riscos para execução do serviço, seja por terem caído sobre fiação elétrica ainda energizada, pelo tipo de árvore para o tempo úmido ou pela ausência de proprietário no local.

As equipes continuam trabalhando no atendimentos de todos os chamados.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *