19 de setembro de 2024

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Corumbá, participou de 18 a 21 de setembro, da 44ª Jornada Brasileira de Foguetes, realizada em Barra do Piraí/RJ. Com nove alunos, o município pantaneiro conquistou resultados expressivos, retornando para casa com medalhas de ouro e prata.

 

De acordo com o orientador responsável pelas equipes, Afonso Henrique Silva Leite, Corumbá teve recorde de 15 equipes, de 5 escolas classificadas para a Jornada de Foguetes. Essa é a etapa final de uma Olimpíada de conhecimento de caráter experimental na qual os estudantes se organizam em grupos de 3 para fazer uma base de lançamento e um foguete propelido por gás carbônico produzido numa reação entre o bicarbonato de cálcio e o ácido acético contido no vinagre.

Apesar de cinco instituições classificadas, somente o IFMS conseguiu recursos para custear a viagem e a estadia no hotel onde é realizado o evento.

“Lá, competimos com outras 76 escolas do Brasil inteiro e conseguimos alcances que nos garantiram uma medalha de ouro e duas de prata no evento. Nosso melhor lançamento obteve um alcance de 167 m, o que nos garantiu o ouro”, disse o orientador.

Essa foi a terceira vez que os estudantes participaram do evento e retornaram com medalha de ouro ou prata. Ao todo, foram três equipes, com grupo de três estudantes cada. A disputa aconteceu no Hotel Fazenda Ribeirão.

“A competição precisa ser realizada em um local afastado por questões de segurança dos participantes e do entorno. Os alunos participaram ainda de oficinas de construção de foguetes com combustível sólido, foguetes do nível 2, e observação no planetário da equipe organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)”, destacou o professor Afonso.

“É sempre muito gratificante ver o trabalho dos nossos estudantes dando resultados. É de extrema importância participar de eventos assim, pois há trocas de informações e contato com estudantes e professores do Brasil inteiro. E ver que eles se sentem bastante motivados e começam a compreender que para atingir seus resultados precisam de determinação e método científico, é uma experiência bastante valiosa nesse sentido”, avaliou.

Para a aluna, Gabriela Pacara Adrian, de 15 anos, que cursa técnico em informática no IFMS, e ganhou ouro no evento, foi de extrema importância participar, pois além de todo conhecimento adquirido, a troca de experiência é essencial.

“Aumentei meu conhecimento, ganhei experiência e adquiri aprendizado nesse meio, conheci pessoas novas, ampliei minha visão em relação ao assunto, o que faz querer retornar com intuito de compartilhar meu conhecimento com outras pessoas. O que mais me chamou a  atenção foi a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e trazer para a nossa cidade, onde com toda certeza, quero aplicar dentro dos estudos. Os projetos desenvolvidos nesse mesmo evento é de uma gama e importância única”, falou Gabriela Pacara.

 

O evento

A Jornada é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), congregando estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país.

Seus objetivos são fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Crédito: Diario Corumbaense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *