19 de setembro de 2024

Apesar da previsão de assumir definitivamente a gestão dos Aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, apenas no fim de outubro, o grupo espanhol Aena está realizando processos seletivos para contratação de funcionários em diversas áreas em Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 27 oportunidades, sendo 13 para Campo Grande, sete para Ponta Porã e outras sete em Corumbá.

O grupo inicialmente abriu vagas para fiscal de operações, assistente administrativo; encarregado de gestão de operações e handling; encarregado de planejamento de operações; encarregado de serviços; encarregado de manutenção; analista administrativo, comercial, imobiliário e carga; coordenador de operações, segurança e serviços; coordenador de manutenção e CAPEX; coordenador de gestão administrativa; analista de RH; encarregado de safety e encarregado de segurança AVSEC. Os interessados ainda podem se candidatar na página de recrutaento da empresa.

Aquisição e nova gestão 

A operadora arrematou os aeroportos do bloco SP-MS-PA-MG por R$ 2,45 bilhões e pretendia quitar metade desse valor com precatórios, no entanto, em março deste ano, a AGU (Advocacia-Geral da União) revogou a portaria que regulamentava o uso dos precatórios e, no fim das contas, a empresa espanhola acabou quitando 100% da outorga em dinheiro.

Após a quitação da outorga, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu a ordem de serviço e publicou no dia 05 de junho a validação do contrato no DOU (Diário Oficial da União) para o início dos trâmites de transição.

A partir da data de declaração de eficácia do contrato, o grupo espanhol recebeu prazo de 40 dias (que termina em 15 de julho) para apresentar os planos de transição operacional dos aeroportos à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que também terá o prazo de 40 dias para avaliar a documentação e sugerir eventuais alterações.

Dentro desse plano, que está em elaboração pela empresa e será apreciado pela Anac, deve conter direcionamentos operacionais, previsão de investimentos, treinamento de pessoas e de comunicação com todas as empresas que atuam nos terminais.

De acordo com a empresa, após o processo de planejamento e possíveis ajustes, terá início uma “operação assistida, em que a Infraero inicia a fase de transição da gestão para Aena”. Nesta etapa, a equipe da Aena irá operar os terminais, em conjunto com a equipe da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), por um período que pode variar de 15 a 45 dias, dependendo do tamanho e complexidade do aeroporto.

O grupo afirmou que só divulgará informações a respeito dos investimentos que fará nos terminais de Mato Grosso do Sul no término de todas as etapas. Crédito: Capital do Pantanal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *