19 de setembro de 2024

Aberta na manhã deste domingo, 1º de outubro, a 8ª edição da Expedição de Educação Ambiental no Pantanal. O evento, que contou com autoridades militares e civis da região, aconteceu no Centro de Convenções do Pantanal, área portuária de Corumbá e, este ano, conta pela primeira vez com o apoio da Marinha do Brasil.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid e a coronel PM, Neidy Nunes Barbosa Centurião, subcomandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

O principal objetivo da Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, desenvolvida pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental, por meio da 2ª Companhia da PMA de Corumbá, é promover a conscientização ambiental da população ribeirinha.

Caracterizada por seu importante papel na proteção do meio ambiente, por meio da prevenção, repressão e fiscalização, a PMA vê na Educação Ambiental uma forma de envolver a população na defesa das questões ambientais, com consequente diminuição das infrações e crimes ambientais.

O tenente-coronel Cleiton Douglas da Silva, comandante do BPMA, disse que a expedição, com a soma de órgãos, virou uma sinergia do bem e que a cada ano vem se renovando.

“A expedição é uma iniciativa que surgiu há oito anos, com a vontade de levar conhecimento às comunidades ribeirinhas e ao mesmo tempo estreitar a parceria e nosso dia a dia, embora isso já esteja na história da PMA em Corumbá e no Estado, levando apoio para as comunidades que estão acima do rio Paraguai. Essa ideia nasceu com um objetivo, mas se tornou algo maior, hoje estamos na 8ª edição, temos ação cívico-social, com inúmeros parceiros, como o Poder Judiciário, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público, Ong’s, onde desempenhamos inúmeras atividades educacionais com as crianças e outros órgãos fazem sua prestação de serviço jurídico, apoio à saúde, entrega de equipamentos de proteção individual para isqueiros, entre outros. A expedição esse ano de forma inédita conta com a Marinha também”, explicou o comandante do BPMA.

Já o chefe do Estado-Maior do Comando do 6° Distrito Naval, capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval), Anderson Veras Marques, ressaltou que a Marinha do Brasil tem a intrínseca preocupação com o trato da população, principalmente, da ribeirinha, a qual tira da navegação a principal fonte de seu sustento e subsistência.

“Nesta comissão, o Comando do 6º Distrito Naval, por meio do Comando da Flotilha de Mato Grosso, emprega o Navio-Transporte Fluvial Paraguassu para levar até comunidades ribeirinhas mais afastadas do Pantanal sul-mato-grossense a Expedição de Educação Ambiental, promovida pela Polícia Militar Ambiental. Além do navio, uma equipe de saúde da Marinha participará das ações cívico-sociais a serem realizadas nas escolas, com atendimento e palestras”, disse Anderson Veras.

Diario Corumbaense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *