19 de setembro de 2024

Projetos desenvolvidos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são apresentados na Mostra Tecnológica da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Ministério da Educação até domingo (22).

Com o tema ‘Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil’ , o evento é sediado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília (DF). O IFMS é um dos 26 institutos federais participantes da Mostra Tecnológica, que conta com apresentação de produtos, protótipos, novas tecnologias e projetos.

Os seis trabalhos da instituição apresentados são desenvolvidos em cinco campi:

CAMPUS CORUMBÁ
– Produção de tijolos ecológicos com os finos de rejeitos da mineração da Morraria do Urucum

A reitoria do IFMS, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), está apoiando financeiramente a participação de dez estudantes no evento.

A pró-reitora Roselene Oliveira ressalta que é de grande importância proporcionar aos discentes vivências como essa.

“Isso permite que eles, muitas vezes com recursos limitados, tenham acesso a oportunidades de aprendizado e networking, enriquecendo sua formação. A troca de experiência entre os estudantes em eventos assim enriquece as discussões e traz novas perspectivas, beneficiando toda a comunidade científica e motivando-os a seguir carreiras acadêmicas e científicas, promovendo a inovação e o avanço do conhecimento”.

A acadêmica de Agronomia do Campus Nova Andradina, Emily Miskiw, 20, participa do evento pela primeira vez e também acredita que essa experiência é muito importante, principalmente, por poder conhecer o trabalho de outros Institutos Federais.

“Temos a oportunidade de trocar experiências e contatos, ver realidades diferentes, possibilidades de projetos em conjunto, e observar o que podemos ou não aplicar no nosso campus. Estou levando para casa uma bagagem sensacional de conhecimento, muita coisa nova, muito de tudo! Se eu tivesse a possibilidade, voltaria para o evento no próximo ano”.

A estudante apresenta na Semana Nacional o trabalho ‘Despertando Cientista: Multiplicadores de Energia Fotovoltaica’.

“O projeto tem o intuito de difundir a energia fotovoltaica nas escolas por meio dos educadores multiplicadores, trazendo a consciência crítica dos alunos diante de suas descobertas, levando a eles atividades reflexivas e despertando o seu interesse pela ciência”, explica Emily.

Capital do Pantanal

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