19 de setembro de 2024

Dois resgates realizados pela Marinha do Brasil, que deu apoio ao Corpo de Bombeiros, foram realizados em menos de uma semana no Pantanal. Homens de 35 e 42 anos foram trazidos de diferentes áreas para serem atendidos em Corumbá.

O primeiro foi o homem de 35 anos, morador da Nhecolância. Ele foi trazido na última sexta-feira (20), com suspeita de fratura dos arcos costais e relato de fortes dores. Já na tarde de ontem (24), o homem de 42 anos, com suspeita de pancreatite aguda, foi socorrido na Escola Sebastião Rolon, no Porto Sairu, a cerca de 90 km de Corumbá.

Os resgates foram feitos com o auxílio de aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, e os deslocamentos contaram com um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com os pacientes para a Santa Casa de Corumbá.

EVAM

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência.

O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.

Diario Corumbaense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *