19 de setembro de 2024


A Delegacia de Atendimento a Mulher de Corumbá (DAM), esta semana, lançou uma campanha para combater índices de violência contra a mulher. A ação ocorre durante todo o período de Carnaval, conhecido como o maior do Centro-Oeste, trazendo foliões de diversas partes do Brasil e também do país vizinho, a Bolívia.

Nesse sentido, convém frisar a importância do respeito, proteção à mulher, como um dever de toda a sociedade, sendo que um dos principais crimes contra a mulher nessa época de folia de momo é de importunação sexual, conforme a delegada titular da DAM, Camilla Gerarde Barbosa Borgesa.

A violência contra as mulheres se manifesta de diversas formas. É todo ato lesivo que resulte em dano físico, psicológico, sexual, patrimonial, que tenha por motivação principal o gênero, ou seja, é praticado contra mulheres expressamente pelo fato de serem mulheres.

Pode ser praticada no âmbito da vida privada em ações individuais, exemplos disso são: o assédio; o estupro; o feminicídio; a violência obstétrica e violência doméstica. Os índices de violência doméstica costumam subir devido ao consumo de álcool.

A delegada ressalta sobre a importância de informar os casos à polícia. “Para a população que caso saiba da prática de atos criminosos, não só no carnaval, orientamos que procure um policial que esteja próximo, filme as ações para que sirvam como provas, esteja próximo à vítima para servir como testemunha”, pede.

“A proteção à mulher, no sentido de coibir a prática de crimes, é um dever de toda a sociedade”, finalizou a autoridade policial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *