19 de setembro de 2024

A Cripam (Casa de Recuperação Infantil Padre Antonio Müller) fez a entrega de 150 filtros de cerâmica às famílias de crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Considerados pelos especialistas como a forma mais segura e eficiente de filtrar a água potável, os filtros foram comprados com recursos de um projeto junto a Societa San Vicenzo de Paoli, da Itália.
A entrega aconteceu na tarde de segunda-feira, 29 de maio, no auditório da Cripam, localizado no bairro Cristo Redentor. De acordo com a gestora dos projetos da instituição, Luciene da Costa Cunha, 150 famílias foram beneficiadas neste primeiro momento.Elas preencheram um formulário e disseram que não tinham filtro em casa. A organização estava recebendo projetos do mundo todo, então, nós aqui da Cripam, enviamos o nosso projeto para aquisição de filtros, com a intenção da melhoria da qualidade da água na casa das nossas crianças. Preferimos os filtros de cerâmica e com isso, vamos proporcionar uma melhor qualidade de vida e também pensando na saúde de nossos atendidos, pois em algumas ocasiões, crianças apresentavam problemas de saúde e na maioria das situações, era em decorrência da água”, explicou Luciene ao Diário Corumbaense.
Cada filtro vem com uma vela, que dura cerca de seis meses. Uma equipe da Cripam irá fazer a visita às famílias como funciona o filtro e verificar o uso. Também será entregue outra vela, que, com a repassada, o tempo de duração será de um ano. “O custo benefício é baixo para a manutenção dele”, completou Luciene.Karina Souza Vieira, que tem duas meninas de seis anos atendidas pela Cripam, disse que o filtro de cerâmica veio em boa hora para toda a família. “É muita satisfação estar recebendo o filtro, pois às vezes a água vem suja, aí tem que ferver para que elas possam tomar. Elas sentiam muita dor no estômago, ia direto com elas ao médico. Os exames indicaram que apresentavam esses problemas por conta da água”, disse Karina.
Já Carlos Lemos de Oliveira, que tem uma filha de 13 anos na Cripam, disse que estava bastante agradecido por receber o filtro de cerâmica.

“Esses filtros lembram a nossa infância, são bem resistentes e antigos, mas com toda certeza são os melhores. Será de muita importância tê-lo em casa, pois em algumas situações, não sabemos como a água nos chega, pode haver muitas bactérias. Muitas vezes a gente até ferve a água em casa para tomar e com o filtro vai melhorar ainda mais”, mencionou.

Filtros de cerâmica brasileiros

Os filtros de cerâmica brasileiros são considerados pelos especialistas como a forma mais segura e eficiente de filtrar a água potável. O filtro de barro retém cerca de 95% do cloro, parasitas, pesticidas, metais como ferro, chumbo e alumínio, tornando a água fresca e livre de impurezas.

Um dos fatores que contribuem para essa eficiência é a sua câmara de filtragem de cerâmica, feita de velas de cerâmica, que são muito eficazes no trabalho de retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.

Nos filtros de barro, a filtragem é realizada através da gravidade, com a água passando pelas velas e gotejando lentamente para o reservatório inferior. Esse processo não está presente nos fluxos de torneiras ou em tubulações, porque nesse mecanismo é a pressão que impulsiona o fluxo da água. Esse processo é menos cuidadoso, e permite que microrganismos e sedimentos acabem passando pelo sistema de filtragem e se depositando nos copos.

Créditos: Diário Corumbaense com informações do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *